História, perguntado por beatrizcarvalho07, 6 meses atrás

Qual a situação comercial que portugal atravessara em 1675?

Soluções para a tarefa

Respondido por Lailasilvinha
1

Resposta:

A indústria, por seu turno, andava ao sabor da crise, manifestando tendências curiosas. A partir de 1675, verificou-se um grande surto manufatureiro na tentativa de debelar a crise agudizada pela importação em larga escala de produtos manufaturados estrangeiros

Respondido por ceciliayume07
1

Resposta:

O século XVII em Portugal é um período conturbado e de sérias dificuldades. Os últimos anos do governo castelhano foram pautados pela agitação da sociedade, que se insurgia contra a redução das tenças, dos vencimentos e a pesada carga tributária que onerava todos os estratos sociais, inclusive a nobreza. A ilusão de que a Restauração iria mudar o estado das coisas depressa se desvaneceu. Se imediatamente após a reposição do governo nas mãos dos portugueses foram retirados os odiosos impostos (as meias-anatas, o papel selado, os reais, e o sal), verificar-se-ia, posteriormente, uma reintegração dos mesmos, num claro sintoma das dificuldades de resolução dos problemas financeiros e de uma época de crise. Além disso, Portugal via-se a braços com várias frentes de batalha: uma delas era a guerra na Península para a manutenção do seu estado de independência, que lhe ia esgotando os recursos. As restantes guerras encontravam-se disseminadas por todo o Império num esforço para o conservar.

No início de seiscentos, o sistema financeiro português acusava um certo cansaço e um desequilíbrio, que persistiria até ao final do século. Só a partir dos anos 90 a conjuntura se inverteria graças à descoberta das minas de ouro no Brasil. Durante o século XVIII, contudo, o país começou a importar em maiores quantidades do que aquilo que exportava porque podia-se pagar a diferença em ouro. No entanto, esta política viria a revelar-se desastrosa para a incipiente indústria que despontava em Portugal. A falta de medidas protecionistas resultou no abandono do esforço industrializador, que teria de esperar mais de século e meio para se concretizar.

Explicação:

Perguntas interessantes