qual a semelhança entre o funcionamento de uma geladeira e o de um condicionador de ar
Soluções para a tarefa
Na realidade, ambos funcionam de maneira praticamente igual.
Tanto na geladeira quanto nos aparelhos de ar condicionado, o frio é conseguido por meio de um gás, chamado de gás refrigerante. Este gás é bombeado por um compressor (o chamado "motor" da geladeira).
Este compressor é acionado por um motor, que pode ser elétrico (no caso das geladeiras e ar-condicionado doméstico) ou impulsionado pelo movimento de um motor a combustão (este é o caso dos aparelhos de ar-condicionado dos carros, onde o motor do carro aciona o compressor por meio de correias).
Quando o gás é bombeado, sua pressão aumenta (e sua temperatura também). O gás então passa por uma peça, chamada condensador, onde sua temperatura diminui. Nas geladeiras, esta peça fica na parte traseira (é aquela espécie de grade onde o pessoal pendurava roupas para secar). Nos aparelhos de ar-condicionado domésticos, esta peça fica na parte traseira, por onde sai o vento quente.
Quando a temperatura do gás diminui (mas a pressão continua alta), o gás circula para uma outra peça, chamada válvula de expansão, onde a sua pressão cai (e a temperatura cai para valores absurdamente baixos).
O gás então circula para uma peça chamada evaporador. Nas geladeiras, esta peça é o congelador (onde existem aqueles desenhos, em alto-relevo, em forma de zig-zag e onde se forma o gelo). No caso dos aparelhos de ar-condicionado, esta peça fica na frente do aparelho e é ela que faz o ar ficar gelado.
Do evaporador, o gás retorna para o compressor.
É claro que a explicação foi simplificada ao máximo e que existem outras peças que não foram mencionadas.