qual a relação entre os órgãos sensoriais e homeostase do organismo?
Soluções para a tarefa
O corpo humano, para funcionar adequadamente, deve estar em equilíbrio. É fundamental, por exemplo, que nossa temperatura mantenha-se constante, nossa pressão não se eleve nem caia abruptamente e que nossos batimentos cardíacos mantenham-se em um ritmo adequado. Caso o meio seja alterado, as células não conseguem funcionar adequadamente.
Como sabemos, as células são as unidades funcionais da vida e estão envoltas pelo líquido intersticial, que é proveniente do sangue. Esse líquido é considerado o meio interno do corpo e deve ser mantido em condições de equilíbrio para garantir que as células permaneçam vivas.
O conceito de meio interno foi introduzido por Claude Bernard, um fisiologista francês. Segundo esse pesquisador, todos os mecanismos vitais, apesar de serem bastante distintos, apresentam como função primordial manter o meio interno contante. Walter Cannon, um fisiologista americano, criou então o termo homeostase para nomear essas condições internas constantes do organismo.
Podemos concluir, então, que a homeostase é a capacidade dos sistemas biológicos de permanecerem em estado de equilíbrio mesmo em condições de constante alteração do meio externo. Essa capacidade é conseguida graças a processos fisiológicos que atuam de maneira coordenada no nosso corpo e impedem que variações no meio interfiram no interior do organismo. Entre os processos que garantem a homeostasia, podemos citar o controle da temperatura, pH, pressão arterial e a frequência cardíaca.