Qual a relação entre o que comemos e as doenças?
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Para que o ser humano cresça de forma saudável, é necessária uma alimentação nutritiva e variada.
- Os alimentos que são considerados excelentes fontes de energia, auxiliam em certas ações que nosso corpo realiza como: estudar, trabalhar, brincar e, principalmente, praticar exercícios físicos, sem essa energia o corpo não teria disposição para realizar ações como essas que foram citadas.
- Para adquirir uma boa saúde é fundamental:
- Alimentar-se em períodos curtos de 3 em 3 horas,
- Comer alimentos frescos, naturais e variados,
- Ao ingerir alimentos crus, lavá-los muito bem,
- Conservar os alimentos em local fresco e limpo,
- Mastigar bem os alimentos.
Ressalta-se que cada alimento tem o seu valor nutritivo, as frutas, por exemplo, acumulam grande quantidade de água e sais minerais, principalmente ferro, cálcio, sódio e potássio. O ferro auxilia na oxigenação do organismo ajudando entre outros, o desempenho das funções cerebrais com exatidão. As frutas também fornecem calorias, fibras e vários outros nutrientes que regulam outros mecanismos e previnem doenças degenerativas, tais como: câncer de estômago, esôfago, intestino e pulmão, além de doenças cardiovasculares.
Os nutricionistas recomendam a ingestão diária de pelo menos cinco porções de frutas, para compor uma dieta balanceada, paralelo a alimentos como hortaliças, carnes, e derivados do leite.
- Doenças degenerativas: são enfermidades (doenças) que causam transformações negativas e progressivas em quem é afetado por elas.
- Doenças cardiovasculares: são doenças referentes ao coração e circulação do sangue.
A relação entre o que comemos e as doenças é direta, uma vez que é por meio da alimentação que o organismo encontra os nutrientes para seu funcionamento, na sua ausência ou em excesso pode levar a diversas doenças.
Como alimentação impacta na saúde?
A alimentação é a base de todo funcionamento do organismo.
É por meio da alimentação que se obtém as proteínas, as gorduras e os carboidratos, são estes macronutrientes que permitem o funcionamento das células para que os órgãos consequentemente funcionem, e assim, ocorra a manutenção da vida.
Alguns exemplos para facilitar o raciocínio:
- Aminoácidos da dieta permitem:
- Produção de proteínas pelo corpo;
- Manutenção da massa muscular;
- Produção de DNA e RNA que compõe as células.
As gorduras permitem:
- Produção de hormônios;
- Energia para o coração;
- Composição da membrana celular.
Os carboidratos permitem:
- Acumular energia;
- Obtenção de energia rápida;
- Fonte de consumo do cérebro.
Ao ter qualquer alteração na alimentação pode predispor a todos os tipos de doença: obesidade, diabetes, desnutrição, má formação, nanismo, demência entre outros.
Veja mais sobre Intestino Grosso em: brainly.com.br/tarefa/10707472
#SPJ2