Qual a relação entre o operário Carlito do filme tempos modernos, e o operário atual no capitalismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No filme Tempos Modernos, Carlitos representa a classe operária trabalhando na linha de produção de uma fábrica em condições precárias, com jornada de trabalho exaustiva e recebendo um salário que não é suficiente para o sustento da família.
Explicação:
Tempos Modernos retrata a exploração do trabalhador em uma linha de produção. No filme, Carlitos é um operário que precisa se adaptar ao modelo fordista-taylorista de produção em larga escala para se manter no emprego.
O filme é uma crítica ao sistema de produção capitalista na qual o trabalhador produz coisas com as quais não se identifica e às quais não tem acesso ao final da produção.
A essência do trabalho na indústria capitalista permanece a mesma desde a Revolução Industrial e a forma como o trabalhador atua nas linhas de produção é a mesma desde o surgimento do fordismo-taylorismo: os trabalhadores são separados por setores, cada setor executa uma etapa da produção e, assim, os trabalhadores executam a mesma atividade durante o dia todo e todos os dias da semana (seja fechar potes, apertar parafusos, encaixar vidros ou outra parte do produto final).