História, perguntado por gustavohenriquevd, 9 meses atrás

"Foi em 1934 que, por fim, a nova Constituição brasileira foi promulgada e, por meio dela, realizou-se a primeira eleição para a Presidência da República no pós-golpe de 1930, a qual Getúlio obviamente venceu."

Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 3.
Tendo como referência a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina, assinale a alternativa que descreve corretamente as circunstâncias da eleição de Getúlio Vargas à Presidência da República em 1934.
A
Vargas foi eleito indiretamente, ou seja, pelos parlamentares, e não pelo voto popular, quer dizer, pelos votos da população.
B
Vargas foi eleito diretamente pelo voto popular (votos da população). A eleição foi em dois turnos, por que Vargas não atingiu 50% dos votos.
C Vargas foi eleito diretamente pelo voto popular (votos da população). A eleição era em turno único. Portanto, não havia a necessidade de algum candidato conquistar mais de 50% dos votos para ser eleito, e Vargas fez 48,3%.
D Vargas foi eleito diretamente pelo voto popular (votos da população). Ele fez mais de 40% dos votos. Caso tivesse feito menos de 40%, como dizia a lei eleitoral da época, ele teria que disputar um segundo turno.
E
Vargas foi eleitor diretamente pelo voto popular (votos da população). A eleição foi em dois turnos. Todos os candidatos que fizeram mais de 12,5% dos votos disputaram o segundo turno. No segundo turno Vargas fez 48,3% dos votos e foi eleito presidente.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
9

É correta a alternativa A.

As eleições de 1934, realizadas no contexto da reformulação do Estado Brasileiro pós-Revolução de 1930, foram indiretas. As pessoas elegeram deputados que escreveram uma nova constituição e, entre si, apontaram quem deveria ser o Presidente do país.

Neste processo Vargas foi apontado como Presidente pelos Deputados eleitos (estes sim pelo voto direto) e ficou acordado que haveria uma nova eleição, esta sim direta, em 1938 (que nunca chegou a ser realizada).

Respondido por guilhermewerich
2

Resposta:

LETRA A

Explicação:

Vargas foi eleito indiretamente, ou seja, pelos parlamentares, e não por voto popular, quer dizer, pelos votos da população. Como era um astuto político, o então presidente conseguiu determinar na nova Constituição, nos últimos momentos de sua elaboração, que a primeira eleição para presidente precisava ser pelo voto indireto, favorecendo, assim, sua candidatura, dado seu prestígio político

Perguntas interessantes