Qual a relação entre ideologia, ciências, filosofia e senso comum?
Soluções para a tarefa
TOMARA QUE SEJA NO SEU
APROVEITO!!!
Nas diferenças entre a ciência moderna e o senso comum já mencionadas, está implícita a diferença importante que deriva de uma estratégia deliberada da ciência que a leva a expor as suas propostas cognitivas ao confronto repetido com dados observacionais criticamente comprovativos, procurados sob condições cuidadosamente controladas.
Isto não significa, no entanto, que as crenças do senso comum sejam invariavelmente erradas, ou que não tenham quaisquer fundamentos em fatos empiricamente verificáveis.
Significa que, por uma questão de princípio estabelecido, as crenças do senso comum não são sujeitas a testes sistemáticos realizados à luz de dados obtidos para determinar se essas crenças são fidedignas e qual é o alcance da sua validade.
Significa também que os dados admitidos como relevantes na ciência devem ser obtidos através de procedimentos instituídos com o objetivo de eliminar fontes de erro conhecidas.
Deste modo, a procura de explicações na ciência não consiste simplesmente em tentar obter “primeiros princípios” que sejam plausíveis à primeira vista e que possam vagamente dar conta dos “fatos” da experiência habitual.
Pelo contrário, essa procura consiste em tentar obter hipóteses explicativas que sejam genuinamente testáveis, porque se exige que elas
tenham consequências lógicas suficientemente precisas para não serem compatíveis com quase todos os estados de coisas concebíveis.
As hipóteses procuradas devem assim estar sujeitas à possibilidade de rejeição, que dependerá dos resultados dos procedimentos críticos, inerentes à pesquisa científica, destinados a determinar quais são os verdadeiros fatos do mundo.