Qual a relação entre DNA e genes?
Soluções para a tarefa
Um gene corresponde a uma sequência de nucleotídeos da molécula de DNA, que possui a informação p/ síntese de uma proteína.
Resumindo: os genes compõem o DNA e o DNA compõe os cromossomos.
Sabendo que o DNA é o material genético, e que consiste em uma seqüência linear de pares de nucleotídeos, pesquisadores achavam que os mapas alélicos representavam um equivalente genético das seqüências de pares de nucleotídeos do DNA. Este fato pode ser comprovado mostrando que os mapas genéticos são equivalentes com mapas de DNA.
O nome da informação contida no DNA é o gene. Podemos considerar um gene, de um modo simplificado, como a região do cromossomo que contém o código para produzir uma substância específica que a célula, e, portanto o organismo, precisa para viver.
O gene é a parte funcional do DNA. Cada gene armazena uma informação que pode ser traduzida do DNA para a montagem de uma molécula específica de proteína. No caso do Genoma Humano, por exemplo, apenas 3% são formados por genes. Os genes, portanto, são seqüências especiais de centenas ou até milhares de pares (do tipo A-T ou C-G) que oferecem as informações básicas para a produção de todas as proteínas que o corpo precisa produzir.
A idéia básica por trás do genoma humano - de que os genes são transcritos por moléculas de RNA mensageiro e estes codificam proteínas que então controlam todas as funções do organismo - há alguns anos vem sofrendo abalos. Agora um novo estudo confirma que o funcionamento do DNA é muito mais complexo.