Filosofia, perguntado por manoinsejec, 1 ano atrás

qual a relação entre autonomia e liberdade ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Andressa9897
15

Resposta:

Fazer o que se quer, liberdade, quem não quer? Liberdade de querer, liberdade de agir, liberdade de pensar, são os três sentidos do conceito de liberdade. A liberdade de querer é a mais fácil de todas, basta ter vontade, o que não é tão fácil pois muitas vezes não temos vontade própria e outras vezes vivemos momentos de um nada de vontade. Liberdade de pensar é pensar por si próprio, apesar de muitos agirem sem pensar, portanto, são livres na ação, mas não são livres no pensamento. A liberdade de agir é talvez a mais complicada de ser conquistada. É agir sem a ausência de obstáculos como diz Hobbes. Mas na relação com o mundo somos impedidos pela lei, pelo governo, pelo colega, pelo parceiro (e que parceiro, hein?), enfim, por um outro que representa um obstáculo a nossa liberdade. Somos livres para querer, para agir, para pensar, enquanto a liberdade depende de nós, mas nem sempre é assim. Ninguém é livre absolutamente, nem totalmente. Também ninguém nasce livre. A liberdade precisa ser conquistada e junto dela a autonomia. Autonomia que se distancia um pouco da liberdade, que é mais geral, enquanto a autonomia é mais restrita. Pela autonomia tomamos decisões. A autonomia pode ser o motivo de permanecer num determinado trabalho, mesmo tendo a possibilidade de um outro com melhores perspectivas financeiras. Diz-se que a autonomia é a liberdade comandada pela razão. Por uma consciência do que eu quero e do que eu posso, levando em conta certos limites. É a liberdade valorada e controlada. Quem faz o mal age livremente, sob comando dos instintos, das paixões, dos interesses, dos medos, mas sem autonomia. A autonomia é obedecer ao mando da própria consciência, do auto-governo, sem desprender-se de uma ética. Autonomia seria então a liberdade para o nosso bem próprio e o bem do outro. Não nascemos autônomos, nos tornamos. Depende da nossa vontade e da nossa coragem.

Respondido por tainafetzer
5

Resposta:

  Autonomia é um conceito que determina a liberdade de um ser em coordenar livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Ou seja, a autonomia é a liberdade, mas sendo considerado certo e errado, já a liberdade é fazer suas vontades só pelo querer.  

  Se seu patrão te pede para fazer tal coisa você pode não fazer? Sim, mas isso terá consequências, como qualquer outra ação, o que muda é se você irá reagir com racionalidade ou não: você está no trabalho para ter uma fonte de renda, logo, você faz coisas e é recompensado pelo seu trabalho sendo um valor fixo ou não. Então nessa cituação agir racionalmente seria fazer o que? Seria fazer a atividade dada ao seu chefe para evitar as consequências e para agir com lógica, afinal você está lá para isso, assim, você estaria agindo com autonomia. Já se você não fizer você estará agindo com liberdade: ao mesmo tempo que você estará rejeitando a atividade dada, você está ciente das consequências, porém não faz mesmo assim por que você não quer.

Perguntas interessantes