Qual a relação entre a teoria do primeiro motor imóvel e a concepção teleológica da natureza presente na filosofia de Aristóteles ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
também não sei, quando souber me passa
o primeiro motor imóvel, ato puro, o pensamento do pensamento, isto é, Deus, a quem Aristóteles chega através de uma sólida demonstração, baseada sobre a imediata experiência, indiscutível, realidade do vir a ser, da passagem da potência ao ato. um motor já em ato, um ato puro enfim, pois, de outra forma teria que ser movido por sua vez. A necessidade deste primeiro motor imóvel não é absolutamente excluída pela eternidade do vir a ser, do movimento, do mundo. Com efeito, mesmo admitindo que o mundo seja eterno, isto é, que não tem princípio e fim no tempo, enquanto é, passagem da potência ao ato, fica eternamente inexplicável, contraditório, sem um primeiro motor imóvel, origem extra-temporal, causa absoluta, razão metafísica de todo devir. Deus, o real puro, é aquilo que move sem ser movido; a matéria, o possível puro, é aquilo que é movido, sem se mover a si mesmo.
Explicação:
Resumindo:Segundo Aristóteles tudo o que existe é movido por um motor precedente, portanto seria necessário um primeiro motor que não fosse movido por nada para preceder e mover todas as coisas seguintes. São Tomás de Aquino afirma que esse motor seria Deus, como na teoria criacionista, Deus não teria sido criado por ninguém e seria o criador de todas as coisas.