qual a relaçao dos sacos aereos com o voo
Soluções para a tarefa
Os sacos aéreos são grandes, de paredes finas, formadas por um epitélio simples, não estratificado com algumas células ciliadas e células secretoras. Têm como origem os brônquios secundários, sendo ligados ao pulmão e conectados a alguns ossos pneumáticosatravés de divertículos que invadem esses ossos.
Na maioria das aves eles são divididos em dois grupos, conforme a posição anatômica:
Cranial - dois sacos aéreos cervicais, dois torácicos craniais e um clavicularCaudal - dois sacos aéreos torácicos caudais, dois sacos aéreos abdominais.Não há estrutura análoga aos sacos aéreos de aves no sistema respiratório de mamíferos.
A possibilidade de presença de sacos aéreos em répteis é verificada a partir de fósseis encontrados na Argentina do dinossauro Aerosteon riocoloradensis. Os ossos deste réptil tinham grandes espaços vazios, o que sugere a presença de sacos aéreos semelhantes aos das aves modernas. A diminuição do peso do esqueleto não é a única função dos sacos aéreos neste dinossauro. Nesse caso eles já estão relacionados à ventilação dos pulmões.
A origem e a evolução dos sacos aéreos nas aves podem ter sido conduzidas por um ou vários dos seguintes fatores: maior eficiência na ventilação direta dos pulmões; equilíbrio locomotor nos bípedes e termorregulação. Esse pode ser um elo que faltava entre os dinossauros Terópodes e as aves.