-Qual a relação do teatro e as igrejas no período da Baixa Idade Média?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a Idade Média, o teatro não era escrito, era uma produção literária de natureza dramática. Havia representações cênicas, mas estas eram, principalmente, figurativas. Não havia o texto dramático, que é o que interessa à Literatura. Deixaram também de representar as tragédias e comédias que expressavam o teatro clássico greco-romano.
As encenações litúrgicas
Sob a influência da Igreja Católica e da visão teocêntrica do mundo, o teatro medieval foi basicamente um teatro litúrgico, articulado com os ritos, as celebrações e o culto da religião católica.
Essas formas dramáticas primitivas, das quais não há registro literário, eram encenações realizadas nas igrejas e abadias, por ocasião do Natal, da Páscoa e do Corpus Christi, sob a forma de autos, jogos e representações, com pastores e reis magos adorando o Presépio, apóstolos, santos e figuras alegóricas de anjos e demônios. Entre as modalidades dessas encenações litúrgicas, destacam-se:
A – os mistérios: encenações de passos da vida de Jesus Cristo extraídos do Novo Testamento e de passagens do Antigo Testamento consideradas “prefigurações” do advento de Cristo.
Envolviam centenas de figurantes em inúmeros episódios que reproduziam, de forma mais ou menos realista, a Natividade de Jesus, sua vida e seus milagres e a Paixão de Cristo, encenada no ritual da Semana Santa.
Os autos natalinos que ainda se encenam no interior do Brasil, a representação da Via-Sacra, as procissões do Senhor Morto e do Encontro, descendem dessa tradição litúrgica medieval, comum a toda a Europa católica romana e que os colonizadores trouxeram para o Novo Mundo;
B – os milagres: representações da vida dos santos, dos mártires e apóstolos ou de intervenções miraculosas da Virgem Maria;
C – as moralidades: peças mais curtas, cujas personagens eram alegorias (abstrações que personificavam ideias, instituições, tipos psicológicos, vícios e virtudes), postas em cena com finalidade didática ou moralizante.
Explicação: