História, perguntado por abacaxi56, 11 meses atrás

Qual a relação do Poder do Rei com a religião​

Soluções para a tarefa

Respondido por ricardoaraujoconsult
1

Resposta:

A religião cristã nasceu durante o Império Romano. Por séculos se expandiu, conquistando poder e grande número de adeptos. Em 313 obteve do governo romano o direito á liberdade de culto; em 391 foi transformada em religião oficial do império.

Entretanto, o poder da igreja só se consolidaria com a conversão dos povos germânicos ao catolicismo. Com isso, a Igreja sobreviveria à desagregação do Império Romano do Ocidente, ao mesmo tempo que se transformava na mais poderosa instituição de seu tempo.

Em uma sociedade fragmentada, a Igreja católica garantia não só a unidade religiosa, mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval.

Explicação:

As reformas religiosas ocorridas principalmente no século XVI tiveram uma influência bem maior que apenas sobre a vida espiritual das pessoas durante a Idade Moderna. Ela se projetou na história e se fez sentir até hoje, por ter influenciado também a formação dos Estados nacionais e por questionar a distribuição do poder e da riqueza que estava em mãos da Igreja Católica há séculos. A religião e a política marcaram, dessa forma, a Idade Moderna.

O processo de formação dos Estados Nacionais durante a Idade Moderna esteve intimamente ligado às reformas religiosas, já que as novas doutrinas elaboradas pelos protestantes contra a Igreja Católica estimulavam também os questionamentos do poder que os papas de Roma exerciam sobre vários reinos no continente europeu. Os nobres desses reinos viam no protestantismo a resposta religiosa para seus anseios de afastamento da Igreja Católica, que os dominava política e economicamente.

O caso mais notório ocorreu na Inglaterra com o rei Henrique VIII.  A negação do pedido de anulação de seu casamento com Catarina de Aragão pelo papa Clemente VII fez com que Henrique VII rompesse relações com a Igreja Católica, confiscasse seus bens em território inglês e criasse a Igreja Anglicana, afastando a influência de Roma dos assuntos políticos do reino.

Perguntas interessantes