Qual a relação do período modernista em relação aos movimentos sociais e políticos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Modernismo teve início no século XX e apresentou uma proposta inovadora nas formas de manifestações artísticas. Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas.
O Modernismo surgiu com uma série de movimentos culturais que tinham por objetivo romper com o tradicionalismo de escolas literárias anteriores. O início do século XX foi marcado por movimentos que transformaram a maneira de fazer arte e literatura.
Com o movimento modernista, houve uma ressignificação da literatura, da arquitetura, do design, da escultura, do teatro e da música, que deixou de seguir as normas consideradas ultrapassadas para adotar tendências mais modernas e livres de padrões.
O Modernismo trouxe à tona a necessidade de adaptar as novas produções artísticas à realidade da época. As transformações pelas quais a sociedade havia passado não permitiam que as artes plásticas, literatura, design e a música, por exemplo, fossem feitas da mesma forma.
Origem do Modernismo
O cenário marcado por grandes transformações na história, favoreceu o surgimento de novas tendências artísticas e a adesão de outras concepções estéticas. Essas mudanças originaram o movimento modernista com sua Arte Moderna.
Os artistas sentiram a necessidade de produzir obras que dialogassem com a realidade do momento atual: marcos como a Revolução Russa em 1917, que provocou uma gama de mudanças nas bases sociais e econômicas; o fim da Grande Guerra; a abolição da propriedade privada; o fim dos privilégios da nobreza; e a expansão e progresso tecnológico, científico e cultural, foram determinantes para as novas formas de expressar a arte.
Bastante presente nas obras modernistas, a subjetividade herdada pelo Modernismo vêm das teorias freudianas. Os artistas incorporam à Arte Moderna conceitos da experiência subjetiva que se baseava na relação das partes da mente, abordados por Sigmund Freud em suas teorias psicanalistas.
Embora a estética da subjetividade tenha sido inaugurada pelas vanguardas, o Modernismo evidencia essa tendência. Afinal, tal qual as vanguardas que provocaram uma ruptura com a tradição cultural do século XIX, o Modernismo rompeu com o tradicionalismo no século XX. O movimento modernista teve destaque em nomes nos mais diversos segmentos artísticos.
Principais Características do Modernismo
- Rompimento do tradicionalismo;
- Desejo de chocar a opinião pública;
- Valorização da subjetividade;
- Inovação de formal;
- Reprodução estética da realidade da época;
- Reposta à desintegração social causada pelo cenário de guerra.
Modernismo em Portugal
Evidenciando sua essência de ruptura com a forma ultrapassada de fazer arte, o Modernismo em Portugal surgiu trazendo novas concepções estéticas. Sua postura totalmente diferente da adotada pelos poetas românticos e simbolistas, estabeleceu uma nova fase na história da arte.
O Modernismo em Portugal se dividiu em quatro fases:
-Orfismo
-Presencialismo
-Neorrealismo
-Surrealismo