Filosofia, perguntado por RaySilverio, 1 ano atrás

Qual a relação do pensamento com os sentidos?

Soluções para a tarefa

Respondido por luanammoreira0p60s3j
2

O conceito de sentido não aparece nos primeiros trabalhos de Vygotsky. Ele vai aparecer na última fase de sua obra e, em pouquíssimo tempo, vai se expressar de formas diferentes, desprendendo-se progressivamente da palavra, em relação à qual aparece definido em Pensamento e Linguagem. É nesse momento que Vygotsky toma o termo do psicólogo alemão Paulhan, que tinha avançado na construção da relação entre o significado e o sentido da palavra no marco do uso da linguagem. Nesse contexto Vygotsky afirma (1987):

Paulhan afirma que o sentido da palavra é complexo, fluido e está em mudança permanente. De alguma maneira ele é único para cada consciência e para uma consciência individual em circunstâncias diferentes. Nesse aspecto, o sentido da palavra é inesgotável. A palavra adquire sentido numa frase. A frase em si mesma adquire sentido porém no contexto do parágrafo, o parágrafo no contexto do livro, e o livro no contexto dos trabalhos escolhidos do autor. Finalmente, o sentido da palavra é determinado por tudo o que na consciência está relacionado com aquilo expresso na palavra. (p. 276)

Algo que se destaca muito nas reflexões de Vygotsky em Pensamento e Linguagem é sua ênfase nos aspectos processuais da relação entre pensamento, palavra e linguagem, e sua relação com a consciência como sistema, como um todo. Isso se une à sua tendência em compreender a psique como sistema (sistema que tem sua base em unidades que reproduzem em si mesmas as características dinâmicas do todo) e nos leva a pensar que, com a apropriação da categoria de sentido da obra de Paulham, e com a sua ênfase na relação entre o sentido da palavra e o sistema da consciência, Vygotsky estava gestando, naquele momento, um novo tipo de unidade da vida psíquica, envolvida com uma compreensão mais sistêmica da psique.

Perguntas interessantes