Filosofia, perguntado por ni7coanabmpjonarace, 1 ano atrás

Qual a relação do Holocausto com a Bioética?

Soluções para a tarefa

Respondido por marthahood
1
Durante o período de cativeiro judeu ocorreram diversas atividades abusivas, em especial as relativas à biologia. Desde coletas sanguíneas como forma de registro do material genético dos prisioneiros até tortura e outras práticas ortodoxas, muitas mutilações e mortes sucederam-se em nome da ciência na época.
Um exemplo muito marcante da crueldade imposta às vítimas nos campos de concentração nazistas foram os experimentos do médico alemão Josef Mengele, que recebeu o infame apelido de "Anjo da Morte". Ardente defensor da ideologia de higiene racial, esteve por trás da criação da lei de esterilização compulsória de 1933, que visava "livrar a população de quaisquer aberrações ou empecilhos à raça ariana" resultando na castração química de negros, portadores de deficiência, homossexuais e especialmente de judeus.
O termo bioética surgiu apenas na década de 70 para designar os limites entre o desenvolvimento tecnológico e o respeito à dignidade da vida. Entretanto a história marcou eternamente o Holocausto como palco de um desrespeito flagrante a todas as regras éticas da medicina quanto a milhões de seres humanos, expondo pessoas ao status de meras cobaias inanimadas e ferramentas descartáveis.
Perguntas interessantes