História, perguntado por hugofreefire66, 4 meses atrás

qual a relação das pinturas ruprestes com os dias atuais?​

Soluções para a tarefa

Respondido por lissvitoria89089
0

Resposta:

Arte rupestre é a denominação das criações artísticas realizadas no período pré-histórico, principalmente entre o Paleolítico (40.000 a.C.) e o Neolítico (10.000 a 6.000 a.C.). Era caracterizada por pinturas e gravuras feitas em paredes e rochas de cavernas, bem como ao ar livre, e retratavam os costumes e práticas humanas daquela época.

É possível encontrar registros de arte rupestre espalhados por todo o planeta. Entretanto, é difícil precisar a data exata da maioria das pinturas e gravuras rupestres já localizadas, pois a técnica utilizada para essa identificação – a datação em carbono – pode não ser tão precisa em decorrência de possíveis contaminações. Mas, especialistas acreditam que elas começaram depois da criação de objetos artísticos, como artefatos em osso ou pedra esculpida.

A importância da arte rupestre para a humanidade é imensa. Além de fornecer dados e informações sobre o estilo de vida e o desenvolvimento da arte do homem pré-histórico, auxilia nos estudos sobre o comportamento nas situações mais extremas.

Primeiros registros da arte rupestre

Os primeiros registros de arte rupestre datados da Pré-História foram encontrados na Caverna de Altamira, na Espanha, há aproximadamente 150 anos, pelo farmacêutico, botânico e arqueólogo espanhol Marcelino Sanz De Sautuola.

Na época em que foram descobertos, os estudiosos não acreditaram na autenticidade das imagens e questionaram a capacidade do homem primitivo de criar algum tipo de arte. Porém, no século XX, aquelas pinturas e gravuras encontradas foram aceitas como realizadas pelo homem pré-histórico.

Atualmente, afirma-se que a arte rupestre teve início com a chegada do homem de Cro-Magnon (população primitiva do homo sapiens) à Europa. As pinturas mais antigas estão localizadas na Caverna De Chauvet, na França e estima-se que foram criadas há cerca de 32 mil anos.

Características das "pinturas das cavernas"

A arte rupestre era realizada de duas maneiras: por meio de pinturas feitas em superfícies lisas com pigmentos e por gravuras feitas nas rochas em baixo relevo. Ambas retratavam a vida e o cotidiano da época, além de apresentarem também desenhos abstratos que alguns especialistas acreditam possuírem cunho ritualístico ou mágico.

As imagens representavam animais selvagens, como bisões, cavalos, cervos, entre outros, que surpreendem pelo tamanho e realismo. Um exemplo é a pintura de um bisão na Caverna de Altamira. Outros apresentavam flechas marcando pontos vitais dos animais.

As figuras humanas aparecem em menor quantidade, sempre em imagens que representam dança, caça ou luta. Além disso, são encontradas também mãos humanas.

Materiais utilizados

Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza. Acredita-se ainda que utilizavam substâncias como sangue, clara de ovo, ceras, resinas vegetais, excrementos e gordura animal, além de saliva humana para ajudar na fixação do pigmento.

Arte rupestre no Brasil e no mundo

A arte rupestre pode ser encontrada nos mais diversos continentes. Algumas pinturas e gravuras mais preservadas ficam localizadas em Portugal, Itália, França, Alemanha, Sibéria, Balcãs (norte mediterrâneo da África), Espanha e Austrália.

Arte Rupestre na Caverna de Altamira

Primeiro lugar no mundo onde se identificou a existência da arte rupestre, a Caverna de Altamira fica localizada no município espanhol de Santillana del Mar, em Cantábria e abriga um dos conjuntos pictóricos considerado mais importantes da Arte na Pré-História, que datam de 14.500 a 12.000 a.C. As principais características das pinturas e gravuras lá encontrados são o realismo das figuras, que retratam cavalos, veados, bisões, além de mãos humanas e outros símbolos.

Perguntas interessantes