QUAL A RELAÇÃO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA E A DESIGUALDADE?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A urbanização no Brasil, desde os anos 1950, tem apresentado índices surpreendentes, pois, até os anos 40, a população urbana brasileira era apenas 37% do total, enquanto que nos anos 90 ela se aproxima dos 80%. ... O que é pior, a distribuição de renda piorou em todos os níveis de aglomerações urbanas.
Resposta:
A urbanização Brasileira , desde os anos 1950, tem apresentado índices surpreendentes, pois, até os anos 40, a população urbana brasileira era apenas 37% do total, enquanto que nos anos 90 ela se aproxima dos 80%. O crescimento das cidades médias, em detrimento do crescimento das metrópoles, não trouxe nenhuma melhor condição de vida para as populações urbanas. O que é pior, a distribuição de renda piorou em todos os níveis de aglomerações urbanas. O fato a ser observado é a piora das condições gerais de reprodução da força de trabalho, ou seja, o trabalhador tem enfrentado uma vida mais cara em todas as cidades, a despeito do aumento do PIB, em todas elas.
Explicação:
Isso gerou uma forte desigualdade social e diversos problemas urbanos (desemprego, violência, favelização, poluição, etc.) que atualmente o Brasil vem enfrentando.
Anteriormente, as regiões norte e nordeste (as primeiras a serem colonizadas no pais) possuíam sinais de urbanização.
Porém, aos poucos, foram sendo enfraquecidas com o processo de êxodo rural dos habitantes que buscavam melhores qualidades de vida em outras partes do país.
Na década de 60, a construção de Brasília motivou diversos trabalhadores dessas regiões a migrarem para o centro-oeste.