QUAL A RELAÇÃO DA REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 COM A CRISE DOS MÍSSEIS EM 1962?
Soluções para a tarefa
Outra consequência da Revolução de 1959 foi a presença soviética em um país próximo aos Estados Unidos. ... Em 1962, a Crise dos Mísseis em Cuba, por pouco, não colocou americanos e soviéticos em uma guerra de fato, que envolveria armas nucleares.
Consequências da Revolução Cubana
A Revolução Cubana foi um evento que teve impacto não apenas em Cuba mas em toda a América Latina. Em 1959, o mundo vivia a Guerra Fria, período em que Estados Unidos e União Soviética buscavam ampliar suas zonas de influência.
Quando Fidel Castro anunciou que o novo governo cubano estaria alinhado com os soviéticos, acendeu o sinal vermelho na Casa Branca e mostrou que o perigo comunista estava bem perto do solo norte-americano. Logo após o ocorrido em Cuba, o governo dos Estados Unidos voltou suas atenções para a América Latina, evitando que outros países seguissem o mesmo caminho da ilha caribenha.
O governo Kennedy apoiou a invasão à Baía dos Porcos, em Cuba, para derrubar o governo de Fidel Castro, em 1961, mas não obteve êxito. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos iniciaram o programa Aliança para o Progresso, um auxílio financeiro para os países latino-americanos desenvolverem suas economias e diminuírem a desigualdade social, evitando que o discurso anticapitalista e antiamericano se espalhasse pelo continente.
Outra medida adotada pelos EUA foi apoiar os golpes militares contra governos simpáticos ao comunismo e que poderiam se inspirar na Revolução Cubana para se distanciar dos Estados Unidos e se aproximar da União Soviética.
Outra consequência da Revolução de 1959 foi a presença soviética em um país próximo aos Estados Unidos. Dessa forma, Moscou poderia ameaçar Washington apesar da distância entre as duas capitais. Em 1962, a Crise dos Mísseis em Cuba, por pouco, não colocou americanos e soviéticos em uma guerra de fato, que envolveria armas nucleares.
Portanto, a Revolução Cubana aprofundou a rivalidade entre as superpotências e trouxe para a América Latina o conflito ideológico da Guerra Fria e a disputa por zonas de influência entre Estados Unidos e União Soviética.
Espero ter ajudado!