Química, perguntado por SakuraUchiha111, 1 ano atrás

qual a reação inversa da fotossíntese

Soluções para a tarefa

Respondido por felipegamesyt
1
A fotossíntese, assim como o seu próprio nome já nos dá a entender, consiste em uma síntese de carboidratos realizados por meio do dióxido de carbono – famoso CO² e a água.
Respondido por gumm0kid
3
A reação química envolvida na fotossíntese ocorre de uma maneira totalmente oposta quando em comparação com a respiraçãodos seres heterótrofos, ou seja, seres que não tem a capacidade de produzir os próprios alimentos. Sendo assim, essa reação é diferente de como seria com nós humanos ou com os animais, que precisam tirar a energia de outras fontes para se alimentarem.

A reação química envolvida na fotossíntese pode ser explicada de uma maneira muito simples, já que envolve a água, gás carbônico e luz. Os três, juntos, resultam em oxigênio e glicose.

Sendo assim, podemos afirmar que na fotossíntese há a liberação de gás carbônico, luz e água. Todas essas moléculas de caráter orgânicas são sintetizadas e liberam o oxigênio e a glicose que elas precisam.

Quando a luz solar incide diretamente em uma das moléculas de clorofila, ela se responsabiliza diretamente por absorver uma grande parte da energia luminosa. E é essa energia que irá permitir a reação do próprio gás carbônico com a água, produzindo diferentes tipos de carboidratos e liberando o oxigênio necessário para o desenvolvimento da planta.

Para os interessados na equação que determina esse tipo de reação química envolvida na fotossíntese, aqui está ela:

6 CO2(g) + 6 H20(l) + calor => C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

Vale ainda destacar que o próprio catalisador desse tipo de reação é a clorofila, que já explicamos anteriormente sua função de grande importância para a saúde das plantas.

A clorofila, nesse tipo de reação química, nem se quer se desgasta. Também não é consumida, e atua unicamente na ativação e na intensificação da reação.

Mas, no caso dos seres humanos, nós precisamos partir para o consumo de outros seres – além do próprio oxigênio – para que tenhamos energia o suficiente para ficarmos vivos – para o processo de respiração e outras atividades já ditas anteriormente. É com essas ações que garantimos a formação do gás carbônico e da água em nosso organismo.

E depois dessa reação química envolvida na fotossíntese a planta se decompõe por completo, se transformando posteriormente em glicose. Depois, essa glicose novamente irá formar dióxido de carbono, em uma reação que já não é a mesma da fotossíntese. O gás volta para a atmosfera e o que se dá início agora é o ciclo do carbono.

Perguntas interessantes