História, perguntado por ywjsjrejssll378e93ju, 1 ano atrás

Qual a principal fonte econômica no início da colonização portuguesa na América?

Soluções para a tarefa

Respondido por raica65498
1

Resposta:

A partir do ano de 1530, os colonizadores portugueses decidiram se instalar definitivamente no Brasil. Muitos acreditavam que as terras brasileiras já foram colonizadas imediatamente quando Pedro Álvares Cabral chegou com a sua esquadra, mas essa é uma visão errônea da colonização. A colonização se deu de fato com a chegada da expedição liderada por Martim Afonso de Souza em 1531. O interesse que outras metrópoles europeias despertaram em relação ao Brasil motivou Portugal a intensificar o domínio sobre as terras recém-descobertas.

A primeira atividade econômica desenvolvida em terras brasileiras foi à extração do pau-brasil. A mão de obra utilizada foi a indígena, após um período de diplomacia, em que portugueses optaram por uma convivência pacífica com os nativos, eles resolveram usar da força para convencê-los a trabalhar. A rotina e a organização social das tribos foram alteradas em função da extração dessa valiosa mercadoria, que se transformaria em um rentável negócio na Europa.

Com a decisão de intensificar o domínio sobre a colônia, os portugueses escolheram o açúcar como principal atividade econômica a ser desenvolvida na América Portuguesa. Essa escolha não foi por acaso, como Portugal já possuía experiência com a produção de açúcar nas ilhas do atlântico (principalmente nas Antilhas), a metrópole decidiu investir no plantio de cana-de-açúcar. Ao contrário da extração do pau-brasil, o negócio do açúcar necessitava de um controle mais rígido e mais próximo à colônia. Como essa atividade econômica dependia de certa complexidade e da ocupação de maiores faixas de terra, seria necessário um acompanhamento mais de perto dos colonizadores.

A economia açucareira contou também com o financiamento de banqueiros e grupos de burgueses que auxiliaram o início da produção e a comercialização na Europa. A experiência no plantio nas ilhas do Atlântico, juntamente com o financiamento da burguesia portuguesa aliada as terras férteis e o clima quente, criou o ambiente perfeito para o próspero negocio do açúcar.

Perguntas interessantes