História, perguntado por joycelima9099, 1 ano atrás

Qual a principal divergência no partido operário social-democrata Russo , origem da divisão entre bolcheviques e mencheviques?

Soluções para a tarefa

Respondido por pam4p
271
Bolcheviques defendiam uma mudança política radical e defendiam uma revolução socialista armada, caso achassem necessário. Os Mencheviques não queriam uma revolução violenta, onde a democracia  e o capitalismo seriam permitidos de início, para então posteriormente o socialismo se implantar.
Respondido por EduardoPLopes
17

A divergência interna no Partido Operário Social-Democrata Russo era sobre como se deveria construir o socialismo na Rússia, com um grupo (bolcheviques) defendendo a tese de que seria por meio da revolução, com imposição da ditadura do proletariado, e outro (os mencheviques) por meio de um processo lento e gradual de reformas.

Os bolcheviques (a palavra vem da expressão russa para maioria, enquanto que menchevique é a minoria) acabaram vencendo esta disputa, principalmente quando o projeto revolucionário de Fevereiro (a "Revolução Branca"), que teve forte apoio dos mencheviques, falhou em garantir o atendimento às necessidades mais básicas dos cidadãos (saída da Primeira Guerra, reforma agrária e necessidades alimentares básicas) russos.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/14891726

Anexos:
Perguntas interessantes