Qual a principal diferença entre preservação e conservação?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Conservação, nas leis brasileiras, significa proteção dos recursos naturais, com a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações. Já preservação visa à integridade e à perenidade de algo. O termo se refere à proteção integral, a “intocabilidade”.
Resposta:
Conservação, nas leis brasileiras, significa proteção dos recursos naturais, com a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações.
Já preservação visa à integridade e à perenidade de algo. O termo se refere à proteção integral, a “intocabilidade”.
Explicação:
Preservação
Preservar é manter as características próprias de um ambiente, sem fazer qualquer tipo de alteração. Basicamente, é deixar a natureza seguir seu curso sem nenhuma interferência humana, afinal, ela sobrevive muito bem sem a gente. Os ciclos da natureza são perfeitamente interligados e permitem um equilíbrio ecológico ideal para que tudo funcione corretamente. A preservação é fundamental em locais de biodiversidade sensível.
Conservação
A conservação permite o desenvolvimento socioeconômico aliado ao cuidado com a natureza. É através dela que desenvolvemos, por exemplo, a agricultura sustentável.
Ou seja, através de metodologias e cuidados específicos é possível a utilização sustentável dos recursos naturais de uma região. Um bom exemplo desse conceito são as Unidades de Conservação (UCs) e reservas extrativistas, onde comunidades locais podem explorar os recursos naturais de forma responsável.