História, perguntado por rosyeebella123j, 9 meses atrás

Qual a principal diferença entre o integralismo e o racismo/nazismo? essa diferença foi positiva ou negativa para o brasil? EXPLIQUE


rosyeebella123j: Pfr me respondem é urgente
rosyeebella123j: Gente eu escrevi errado no lugar do racismo é Fascismo

Soluções para a tarefa

Respondido por Tuzinhoestidant10
0

Resposta:

Integralismo

Por Valquiria Velasco

Graduada em História (UVA-RJ, 2014)

Categorias: Brasil Republicano, História do Brasil

Compartilhe:

O integralismo é um movimento partidário, com posicionamento político de extrema-direita com inspiração fascista que surge sob idealização de Plínio Salgado, líder e organizador do Partido que recebe o nome “Ação Integralista Brasileira”. Sob o lema de “Deus, Pátria e Família” Plínio Salgado lança o Manifesto da AIB em outubro de 1932.

O símbolo do Integralismo é a letra grega Sigma (∑) simbolizando a máxima do movimento que buscava a integração da sociedade brasileira. A partir da integração da família como menor instituição da sociedade e tendo o Estado forte para tomada do eixo, a sociedade se integraria e o Brasil se fortaleceria.

Plínio Salgado

Com uma saudação de mãos muito parecida com a saudação nazista, demonstrava sua inspiração fascista, própria do momento histórico que surge. O grito que entoavam os integralistas era “Anauê” que em tupi-guarani significa “você é meu irmão”, uma nova demonstração do objetivo de integrar a sociedade.

A diferença básica do Integralismo para o nazi-fascismo se deu na questão racial. Não havia intenção explicitamente racista na doutrina Integralista que pressupunha a miscigenação como formadora da sociedade brasileira.

Os integralistas eram conhecidos como camisas verdes por suas roupas, usadas em manifestações publicas, no entanto eram também chamados por seus opositores de “galinhas verdes”. Favoráveis ao liberalismo econômico se opunham ao anarquismo e ao comunismo. Muitos conflitos foram gerados nas ruas durante a década de 1930 quando se enfrentavam comunistas e integralistas que contavam nessa época com um número de adeptos entre 600 mil e 1 milhão.

Explicação:

espero ter ajudado BONS ESTUDOS:)

Perguntas interessantes