qual a principal diferença entre o ciclo de Carnot e o ciclo Otto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Como funciona o motor ciclo Otto?
Apesar do avanço dos carros elétricos, o motor de combustão interna ainda resistirá por um bom tempo no mercado. Nesse contexto, o motor ciclo Otto de quatro tempos é o mais utilizado pelos fabricantes.
Por isso, é importante compreender o funcionamento desse tipo de motor, suas características e funcionamento para saber realizar a manutenção.
Criado em 1876 pelo engenheiro alemão Nikolaus August Otto, o motor ciclo Otto possui alto rendimento energético, uma vez que aproveita a energia da queima do combustível nos cilindros. Para isso, esse motor funciona em quatro tempos, que acontecem de modo sucessivo, que são: admissão, compressão, expansão e exaustão.
Admissão
No primeiro tempo do ciclo, a válvula de entrada, ou admissão, permanece aberta, enquanto a válvula de saída é mantida fechada. Nesse momento, o pistão se move para acrescentar ar na câmara de combustão e, assim, aumentar o volume no cilindro.
Como o ar e o combustível entram juntos no componente, a pressão é mantida constante.
Compressão
Nesse segundo tempo, as válvulas de admissão e de escape permanecem fechadas, enquanto o pistão se movimenta, comprimindo a mistura de ar e combustível. Essa ação faz com que ocorra um aumento da pressão e, consequentemente, uma diminuição do volume da mistura.
Expansão
Na terceira fase do ciclo Otto, as válvulas de admissão e escape permanecem fechadas, enquanto o pistão sobe. Nesse momento, a vela de ignição solta uma faísca, o que provoca a combustão da mistura de ar e combustível.
Com esse processo de queima é gerada uma enorme quantidade de energia térmica, sendo parte dela utilizada para o movimento mecânico do veículo. Além disso, com o fornecimento de calor, a pressão do sistema é elevada, movimentando violentamente o pistão, o que causa o aumento do volume do cilindro.
Exaustão
Nesse momento final, o pistão retorna à posição de início, garantindo maior volume ao cilindro. Em seguida, a válvula de escape se abre, enquanto que a válvula de admissão permanece fechada.
Isso faz com que os gases queimados sejam lançados para fora. Assim que os gases são expulsos, o motor retorna à sua condição inicial, permitindo que o ciclo reinicie.
O movimento de sobe e desce dos pistões gira um eixo de manivela chamado virabrequim. Esse eixo está ligado a engrenagens, que giram as rodas e, consequentemente, movimentam o veículo. É esse ciclo de funcionamento que dá o nome de motor de quatro tempos.