Ed. Física, perguntado por marquejulian3c5aldos, 1 ano atrás

Qual a porcentagem de energia se transforma em calor no nosso corpo?

Soluções para a tarefa

Respondido por carvalho789
0

Quando eu era criança, pensava comigo, algumas vezes, de que forma seria produzido o calor de nosso corpo. Será que haveria algum "fogo interno"? Afinal, como é gerado o calor do corpo humano?

A resposta é relativamente simples, entretanto o perfeito entendimento do assunto depende de uma explicação mais complexa, porém extremamente interessante!

Energia

A primeira coisa a saber é que o calor é uma forma de energia. E energia não é algo fácil de se descrever. Alguns físicos dizem que a ciência não pode definir energia. Associa-se energia à capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação. E a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Vamos exemplificar: uma lâmpada não funciona se não estiver ligada na rede elétrica. Ela precisa de energia (no caso, energia elétrica) para funcionar. A energia elétrica passa pela lâmpada e se transforma em luz (energia luminosa) e calor (por isso as lâmpadas ficam quentes quando estão acesas).

Assim também acontece com o corpo humano. Mas antes, mais um exemplo para facilitar o entendimento: Pense num carro comum. Ele precisa de combustível (geralmente gasolina ou álcool) para andar. As ligações químicas dos combustíveis contêm grande quantidade de energia armazenada (chamada energia química). Quando acionamos o motor, um pouco do combustível é misturado com o oxigênio do ar, comprimido, e exposto a uma faísca, que faz explodir esta mistura. A explosão é a transformação da energia química em movimento (energia cinética) e calor (por isso o motor fica quente).

No nosso corpo, o calor é gerado da mesma forma que nos carros. Nosso combustível são os alimentos, especialmente os carboidratos (energia química). Eles serão transformados em glicose, que, ao ser oxidada, permitirá a formação de uma molécula chamada ATP (trifosfato de adenosina). o ATP possui ligações químicas bastante energéticas. Para realizarmos qualquer tarefa (andar, falar, respirar, mexer, pensar), precisamos usar a energia do ATP. Quando necessitamos de energia, quebramos a molécula de ATP e usamos a energia liberada para executarmos as tarefas. Porém, assim como no motor do carro e nas lâmpadas, uma parte da energia se transforma em calor. Resumindo, o calor de nosso corpo vem da quebra das ligações de ATP, que acontecem o tempo todo! Por isso, nosso corpo esquenta quando estamos correndo: se precisarmos de mais velocidade, precisamos de mais energia, quebramos mais moléculas de ATP, que por sua vez liberam mais calor! Quando temos febre, o corpo está produzindo mais calor e evitando que ele "vaze" para o ambiente...

 

Perguntas interessantes