Qual a moral da história do reizinho mandão?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um reizinho mandão (que no fundo era um menino mal-educado e mimado) mandava todo mundo calar a boca. De medo, as pessoas calavam. E calaram tanto que esqueceram como falar. Sério, ninguém mais no reino sabia dizer nada.
O reizinho ficou culpado e triste (porque imaginem que chato um lugar onde é impossível conversar...) e foi atrás de um sábio que vivia no reino vizinho para ver se ele tinha algum conselho, alguma ideia sobre o que fazer para que as coisas voltassem ao normal.
O sábio disse que ele teria que bater de porta em porta até encontrar uma criança que ainda lembrasse como se fala. E lá foi o reizinho mandão, de casa em casa, sem saber se aquilo ia dar certo...
Um dos três livros que escreveu sobre reis (os outros dois são Sapo vira rei vira sapo e O rei que não sabia de nada), em O reizinho mandão a Ruth Rocha aborda — com a graça que é parte do seu estilo, mas também com seriedade — temas caros à história brasileira das últimas décadas, como democracia, poder e liberdade.
A principal moral da fábula "O Reizinho Mandão" é saber ouvir melhor as demais pessoas, não sendo tão egoísta com as outras pessoas. É sobre falar menos e ouvir mais.
No enredo desta fábula, temos que o Reizinho Mandão assumiu o lugar de seu pai, que já estava muito velhinho e faleceu.
Este rei não gostava que ninguém o respondesse, e mandava todos do seu reino calarem a boca. Ele fazia vários tipos de leis sem noção, e ninguém poderia reclamar.
Até que em um dia, todos no seu reino desaprenderam a falar. Isso deixou o reizinho chateado, porque depois de um tempo só ele sabia falar e não tinha com quem conversar.
Ou seja, havia caído uma maldição no seu reino. Ele foi atrás de um sábio que disse que uma criança falaria o que ele precisava ouvir.
Certo dia ele achou a criança, que o respondeu grosseiramente. Isso deixou o reizinho tão enfurecido que ele foi embora para longe.
mais em brainly.com.br/tarefa/24705922