História, perguntado por janesimizu190, 7 meses atrás

qual a matriz religiosa de templo maia de kukulcan

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por estermeccabarbosa
2

Resposta:

foi construído no século XII d. C., pelos maias itzáes na antiga cidade de Chichén Itzá, no território pertencente ao estado mexicano do Yucatã.

Explicação:

O Templo Kukulcán, que também pode ser chamado de Pirâmide de Kukulcán, foi construído no século XII d.C. Sua estrutura conta com nove patamares, quatro fachadas (cada uma com uma escadaria central) e, finalmente, um templo no patamar superior.

A construção do Templo Kukulcán foi detalhadamente pensada e estruturada, fazendo simbolismos àquilo que acreditavam. Por exemplo, são quatro escadarias que levam a um templo. Cada escadaria possui 91 degraus, logo 91 x 4 = 364 + 01 degrau que levava ao topo e que é comum a todas as escadarias = 365. Isto é, um degrau para cada dia do Haab, o calendário agrícola.


janesimizu190: Obrigada
Respondido por SaraFMorais
2

Resposta:

Kukulkán era a versão maia do deus asteca Quetzalcóatl, a serpente emplumada.

Para os maias "kukul" significa sagrado ou divino e "kan" significa serpente.

Para alguns pesquisadores este deus provém da cultura Tolteca, ou ainda dos Olmecas.

Em todo caso sua origem é muito anterior aos maias e está presente em toda a América Central.

Entre os restos arqueológicos de Chichen Itza é possível observá-lo como uma serpente que desce nos vértices do edifício em forma de colunas de ar durante os dois equinócios. Foi uma deidade rapidamente assimilada pela aristocracia, apesar de que tenha se incorporado ao panteão maia em uma época tardia. Aparece como uma das divindades criadoras, sob o nome de "Gukumatz", e como deidade dos ventos com o nome de Ehecatl na esteira 19 de Ceibal. Em Chichen Itza foi conhecido como o "Estrela D'alva". Alcançou especial transcendência na península de Yucatán, onde seu nome foi utilizado por muitos governantes para legitimar seus poderes e alcançar maior prestígio.

espero ter ajudado

Perguntas interessantes