Artes, perguntado por mari21757, 7 meses atrás

Qual a linguagem e a função do monumento do cavaleiro guaicurus me ajudem:)!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por YummaKami
1

Resposta:

função do monumento ---  Obra do escultor sul-mato-grossense Anor Mendes, o monumento foi construído em armação de ferro e revestido com uma mistura de resina e pó de mármore. “A estátua é uma homenagem a etnia que exerceu um papel histórico de guarda vigilante da nossa fronteira. Hoje, é um dos principais pontos turísticos de Campo Grande

O termo guaicurus remete aos grupos indígenas cujas línguas pertencem à família linguística guaicuru. Eram famosos por serem uma tribo guerreira que se utilizavam de cavalos para as caçadas e ataques. Migraram para o território brasileiro, na região dos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, fugindo da colonização na região do norte do Paraguai.

A denominação "guaicuru" era utilizada originalmente pelos nativos da etnia guarani para referir-se a um grupo étnico rival que habitava a margem ocidental do curso médio do Rio Paraguai entre a foz dos rios Pilcomayo e Yabebiri. Na época da conquista hispânica, essa denominação também foi utilizada para referir-se a outros grupos de nativo que habitavam o curso superior do Rio Paraguai.

Trata-se de um termo originalmente pejorativo que resulta da conjunção das seguintes palavras em língua guarani:

"Guá": partícula significa gente, habitante, nativo;

"Aí": quer dizer malvado, falso, traidor; e

"Curú": que significa "sarna", portanto "icurú" significa cheio de sarnas ou com a pele suja.

Nesse contexto, pode-se traduzir essa denominação como: gente malvada e com a pele suja.[2]

No século XVI, os nativos dessa etnia habitavam a região do Chaco, divididos em dois núcleos: um mais ao sul (Guaicurús), localizado na margem ocidental do Rio Paraguai, nas proximidades de onde, atualmente, está localizada a cidade de Assunção e outro núcleo mais ao norte (Mbayá), também na margem ocidental do Alto Paraguai.

A denominação "Mbayá" tem várias interpretações, tais como: "esteira de bambus", gente que vive entre os "pajonales" (vegetação da região); referência a um tipo de palha que era utilizada em suas habitações; gordos; hercúleos ou gigantescos.

Esse grupo mais ao norte se autodenominava como "Eyiguayeguis", que significa: "gente que vive entre as palmeiras do tipo 'eyiguá'" (boicai)

{obs: eu coloquei esse texto mais você pode cortar algumas partes pra deixar menor}

;] Espero ter ajudado

Perguntas interessantes