Qual composto confere a propriedade de aversão a água aos lipídios e como ele pode ampliar ou reduzir essa característica? Sabemos que os lípidios são compostos apolares e não são capazes de serem dissolvidos em água, assim, eles possuem aversão pela água, sendo classificados como hidrofóbicos. Escreva qual composto é responsável por essa caracterista e como ele pode ampliar ou reduzir essa propriedade hidrofóbica.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Lipídeos são biomoléculas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio, fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Esse comportamento "hidrofóbico" ocorre devido a polaridade oposta das moléculas de água e lipídeos.
Saponificação. Consiste na hidrólise básica de lípideos, mais precisamente triglicerídeos (óleos vegetais ou gorduras) mediante a adição de uma base forte e facilitada com aquecimento. Cada molécula de triglicerídeo se quebra em uma molécula de glicerina e em seus três ácidos graxos correspondentes. O sabão resultante é um sal de ácido carboxílico e, por possuir uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, é capaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto em meios apolares.[vago] Além disso, o sabão é um tensoativo, reduzindo a tensão superficial da água e fazendo com que ela "molhe melhor" as superfícies.