Qual a intenção de Gil Vicente ao criar como personagens padres mulherengos e beberrões ou nobres presunçosos?
Soluções para a tarefa
Resposta:Olá!
Anchieta herdou algumas características com relação à composição dos autos.
AS SEMELHANÇAS ENTRE OS AUTOS DE JOSÉ DE ANCHIETA E GIL VICENTE
Sem sombra de dúvida o teatro de Anchieta tem muito do teatro predominante do século XVI: o teatro vicentino. Gil Vicente (1465?-1536?) estabeleceu o que se pode chamar estética do teatro popular, que já tem influências de outras obras, sobretudo as clássicas, embora não siga diretamente os seus moldes.
DIFERENÇAS
É inegável que há diferenças nítidas entre o teatro de Gil Vicente e o teatro de Anchieta (diferenças estas que foram já apresentadas). Gil Vicente inovara também a forma de teatro popular em Portugal, ou seja, quase nada fora criação completamente sua. E assim como Gil Vicente, Anchieta tivera o esforço de elaborar adaptações. Anchieta adaptou o estilo de teatro popular do mestre Gil Vicente ao ambiente da colônia, sem casa de espetáculos, sem as fantasias portuguesas bem elaboradas a disposição e claro, com o figurino que estava a disposição aos índios e colonos aqui no Brasil do século XVI.
Importante também lembrar de que uma cosmovisão nasceu a partir de fundir o mundo dos nativos da costa leste sul-americana e a cultura cristã ocidental dos ibéricos, resultando uma terceira esfera cultural. Um desses resultados foi o auto de Anchieta, que estudou anos a fio a língua e cultura da nação tupi, elaborando uma gramática da língua tupi (ágrafa), poemetos e canções em tupi, assim também como peças teatrais nas três línguas: português, espanhol e tupi.
Explicação: