Qual a importância dos processos do cloroplasto e da mitocôndria para o ecossistema?
Soluções para a tarefa
- Nos cloroplastos- Ocorre a fotossíntese, processo que se utiliza de luz solar, dióxido de carbono e água para produzir glicose, liberando oxigênio na atmosfera.
- Na mitocôndria- Ocorre o processo de respiração celular, que utiliza o oxigênio e glicose para produzir energia, liberando dióxido de carbono.
cloroplastos são organelas membranosas típicas dos vegetais, ocorrendo também em algas verdes, que possuem tamanho variável, mas, em regra, se tratam de organelas grandes. Eles possuem genoma próprio, ou seja, o material genético que existe dentro dos cloroplastos é diferente do material genético da célula em si. Por essa razão, acredita-se que, assim como as mitocôndrias, a origem dos cloroplastos tenha se dado por meio da endossimbiose.
A teoria da endossimbiose diz que o surgimento de algumas organelas se deu com a instalação de uma célula procarionte no interior de algum tipo de célula eucarionte primitiva desempenhando algum papel importante no funcionamento dessa. Essa interação teria se tornado benéfica a ambos os organismos se perpetuando ao longo da história evolutiva.