Português, perguntado por seltongabriel, 1 ano atrás

Qual a importância dos escritores espanhóis?

Soluções para a tarefa

Respondido por viviankellycamelo
1

Explicação:

Inicialmente, vamos à origem da palavra literatura: esta palavra provém do latim litteratura, que é um derivado da palavra littera e que significa “letra do alfabeto”. Em sua origem, pois, a palavra “literatura” faz referência à palavra escrita. Esta é uma definição primária. À pergunta “O que é literatura?” nos é respondida da seguinte maneira:

A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são gêneros, e como os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, então, a viver outra vida, autônoma, independente do autor e da experiência de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram às vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graças à imaginação do artista. São agora fatos de outra natureza diferentes dos fatos naturais objetivados pela ciência ou pela história ou pelo social. [sic]

A literatura é assim, vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana (COUTINHO, Afrânio. Notas de Teoria Literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, citado por NICOLA, página 27).

À pergunta: “todo texto é literário?” respondemos da seguinte maneira: Os antigos reconheciam três aspectos centrais na arte de escrever e conseqüentemente, de reconhecermos se um texto é ou não literário: 1. Gramática (o escrever bem segundo as regras gramaticais estabelecidas); 2. Retórica (a estrutura do discurso para persuadir na comunicação); 3. Estilística (a busca da arte e beleza na expressão). Se agora consideramos os três níveis de textos, poderíamos dizer que a gramática caracterizaria o primeiro nível, cujo objetivo é a comunicação: a maior parte dos livros de texto (de geografia, biologia, história, etc.) corresponde a este primeiro nível. O segundo nível de textos acrescenta à gramática, a retórica, isto é, agrega uma estrutura cujo objetivo é conseguir a persuasão no leitor ou no ouvinte; bons exemplos deste segundo nível são os textos e discursos políticos. Podemos considerar agora um terceiro nível que acrescenta aos dois anteriores a estilística, isto é, uma preocupação consciente por expressar a beleza, por criar uma obra de arte.

Uma vez conhecida a definição de literatura, de saber diferenciar uma obra escrita de uma obra literária, estabeleceremos o papel da literatura na sociedade. Segundo FURINI:

O papel da literatura na vida humana é muito importante e atinge de maneiras diversas pessoas com temperamentos diferentes e de profissões diferentes. Além da função estética (arte da palavra e expressão do belo), uma obra literária pode ter várias funções. Entre elas podemos citar, a função lúdica (divertimento), a função cognitiva (forma de conhecimento de uma realidade objetiva ou psicológica), a função filosófica (questionar, provocar o leitor); a função catártica (que é muito importante, entendendo catarse a purificação de sentimentos, como o próprio Aristóteles falava ou, simplesmente, a libertação de emoções reprimidas) e a função pragmática (pregação de uma maneira de viver).

Perguntas interessantes