Biologia, perguntado por andré01, 1 ano atrás

Qual a importância do processo de
Cetogênese no fígado durante o jejum prolongado?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
7
Este processo que ocorre apenas no jejum prolongado ou em casos de diabetes, e faz proveito da anergia acumulada nos ácidos graxos, onde várias enzimas atuam reduzindo as gorduras de dois a dois carbonos formando o acetil-CoA, que converge para o Ciclo de Krebs, onde segue a via metabólica comum a obtenção de ATP.

Este processo importante para suprir o organismo de energia,e até mesmo o cérebro, que é muito seletivo, acaba por fazer uso também desta fonte energética.
No entanto, parte deste intermediário, pode dar origem a corpos cetônicos, acarretando em acidose metabólica, podendo causar a perda do sentido e até mesmo levar a morte.

Uma das características do jejum prolongado e da formação dos corpos cetônicos, é percebido pelo cheiro de cetona que é exalado pelas pessoas que apresentam alto nível glicêmico e para aqueles que apresentam o jejum prolongado. 
Respondido por marigiorgiani
4

A importância do processo de cetogênese no fígado é a geração de energia para suprir o organismo que se encontra em jejum, ou seja, que não está ingerindo substâncias que podem convertidas em glicose para gerar energia. Dessa forma, o organismo utiliza produtos reserva.

Porém, esse processo origina corpos cetônicos, que em grande quantidade causa acidose metabólica, podendo evoluir para morte.

A situação de cetogênese causa o hálito cetônico devido à produção excessiva de cetonas.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18712455

Anexos:
Perguntas interessantes