Qual a importância do movimento Black Live Mater para a mudança de posicionamento das grandes empresas sobre a representatividade racial?
Soluções para a tarefa
O Black Lives Matter (BLM), “Vidas Negras Importam”, em português, é uma organização criada em 2013 por três ativistas norte-americanas que já lutavam pela igualdade racial antes do movimento. Hoje em dia, O BLM é uma fundação global que tem como objetivo acabar com a supremacia branca e construir poder local para romper com a violência policial e do Estado causada nas comunidades negras.
Recentemente, o racismo estrutural, impregnado em grande parte do mundo, tem vindo à tona cada vez mais, seja porque a população está mais consciente ou por causa das redes sociais, que permitem uma conversa maior entre pessoas de diversos lugares. No entanto, nem sempre fica evidente o quão forte e presente em nossos dias ele é.
Em um passado não muito distante, muitas marcas evitaram se alinhar com questões políticas e sociais por medo de alienar amostras de consumidores ou dar o tom errado. Mas alguns estudos, como a nova pesquisa da Morning Consult, mostram que manifestar apoio a causas sociais se tornou um fator determinante para o consumidor. As marcas não devem ficar caladas.