Qual a importância do estudo das cavernas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O mergulho em cavernas pode ser realizado em qualquer tipo de caverna inundada, no oceano ou em água doce. Muitas cavernas podem ser exploradas horizontalmente e não apresentam profundidades elevadas. Nestes casos a principal dificuldade decorre da exploração de um ambiente com teto, onde é impossível a saída rápida em caso de emergências.
Em outros casos, podem ser explorados abismos com grandes profundidades, que exigem a utilização de várias misturas gasosas e tempos de descompressão elevados. Neste caso, mesmo que não exista um teto, a subida rápida também não é possível devido aos riscos de embolia gasosa ou doença descompressiva, o chamado teto fisiológico.
Explicação:
As Cavernas como parte de uma paisagem bem diversificada, que chamamos de Carste, é fascinante e rico em recursos. Nele estão incluídos as maiores nascentes e águas subterrâneas mais produtivas na Terra. Na extração mineral vemos um total de 175 diferentes minerais que ocorrem em cavernas de calcário, alguns dos quais só podem ser encontrados nas cavernas (Moore e Sullivan 1997). Cavernas e carste fornecem um habitat único para espécies de animais raros. Ao longo da história as pessoas têm usado cavernas para muitas finalidades: a partir da mineração de guano, mineração de Calcita, Cal, Cimento e até para o turismo. O potencial das cavernas como laboratórios naturais pode ser a sua futura utilização mais significativa de toda a historia da humanidade.