Qual a importância de Sócrates para a política?
Soluções para a tarefa
Além de escultor, Sócrates serviu ao exército ateniense durante três temporadas. Depois que se aposentou, passou a exercer os dons pelos quais é mais conhecido: o de educador e de filósofo.
Segundo relatos, Sócrates levava uma vida simples. Participou ativamente da democracia da cidade de Atenas. Inclusive, serviu aos militares como um soldado durante três anos, chegando a participar da Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.).
Sócrates é ainda creditado por Aristóteles como o primeiro filósofo a buscar definições universais para as virtudes morais, tendo contribuído para as área da epistemologia, procurando entender a extensão do conhecimento humano; política, em que defendia o filósofo como governante ideal, sendo interpretado por alguns estudiosos como um crítico da democracia; ética, em que defendia que a melhor forma de viver é focar na virtude; entre outros temas.
Sendo considerado culpado de corromper a mente dos jovens atenienses e de não acreditar nos deuses do estado, alguns estudiosos consideram que a verdadeira motivação para o julgamento de Sócrates, e sua posterior execução por ingestão de Cicuta, seja sua crítica a democracia, em um período em que Atenas começava a se recuperar de uma humilhante derrota para Esparta.