qual a importância de José do Patrocínio na luta pelo fim da escravidão
me ajudem pfvr
Soluções para a tarefa
Resposta:
José Carlos do Patrocínio nasceu em 9 de outubro de 1853, em Campos dos Goitacases, no Rio de Janeiro. Mulato, filho de um cônego com uma escrava, teve seu nome escolhido como homenagem a Nossa Senhora do Patrocínio. Seu pai não reconheceu a paternidade, mas o levou para sua fazenda. Desde pequeno, o menino assistia aos castigos severos impostos aos escravos.
Quando tinha 14 anos, pediu permissão ao pai para morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou como servente de pedreiro na instituição de caridade Santa Casa de Misericórdia. Com 18 anos, escreveu um poema para o jornal A República, iniciando sua luta contra a monarquia e a escravidão. Aos 21, formou-se em farmácia, porém nunca atuou na área.
Com a formatura, deixou de morar com os colegas e foi acolhido na casa da mãe de um colega, em São Cristóvão. Ela era casada com um capitão, chamado Emiliano Rosa Sena. O capitão Sena aceitou-o como hóspede, desde que desse aulas particulares para seus filhos. Foi assim que conheceu Bibi, uma das filhas do casal, e se apaixonou pela moça, casando-se com ela anos depois, em 1881. Participava, também, do Clube Republicano, um grupo de discussões que se reunia na casa em que vivia e que tinha o objetivo de derrubar a monarquia