Geografia, perguntado por Caua040, 8 meses atrás

qual a importância de estudarmos a vegetação?​

Soluções para a tarefa

Respondido por alinecristina2209
2

Resposta:

Entende-se por estudos descritivos da vegetação os que abrangem dados florísticos, fitossociológicos ou regeneração natural de um determinado ambiente, ou seja, englobam informações a respeito da ocorrência ou mesmo do comportamento de espécies e suas potencialidades.

Estudos sobre a composição e estrutura das vegetações contribuem para caracterizar a vegetação como um todo; através dessas análises, obtém-se como principais resultados o conhecimento da composição em espécies, organização, ecologia e classificação das comunidades (Hora e Soares, 2002). O consenso em relação a estudos de fitossociologia entre vários autores diz respeito à essência desse conceito, sendo o seu conhecimento ferramenta indispensável no ordenamento e planejamento do território, na análise paisagística e sua eventual reconstrução, bem como na conservação da diversidade e da qualidade do ambiente.

Outro ponto em comum refere-se às análises fitossociológicos, que servem para identificar os parâmetros quantitativos de uma comunidade vegetal, definindo parâmetros de abundância e relações de dominância e importância relativas e permitindo, ainda, inferências sobre a distribuição espacial de cada espécie, o que, segundo Rodrigues et al. (2000), Martins (2001) e Martins et al. (2002), são estudos essenciais para definir o número de espécies e de indivíduos e também no arranjo desses no campo, quando se pretende recuperar uma área degradada.

A partir de dados sistematizados de estudos florísticos e fitossociológicos de um determinado ambiente, podem-se inferir programas de gestão ambiental, planos de manejo, recuperação de áreas degradadas, ou mesmo subsidiar políticas públicas com vistas à criação de unidades de conservação ou adequação da legislação. Além disso, o procedimento de levantamento fitossociológico consiste numa análise estrutural do ecossistema florestal, que resulta, através de inventários na verificação da ocorrência de espécies nativas e descoberta de outras, inclusive auxiliando na seleção de espécies ameaçadas de extinção ou mesmo com potencial de uso alimentício ou medicinal.

Outro aspecto importante sobre estudos que descrevem a vegetação está direcionado à coleta de informações técnicas sobre a biodiversidade da floresta e seu entorno, visando solidificar dados que coloquem em equilíbrio a exploração racional da floresta ou mesmo sua vizinhança já antropizada, combinada a rendimentos permanentes.

Explicação:

Perguntas interessantes