Qual a importância de alinhar os 3 primeiros Hábitos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pode não parecer, mas as pessoas não nascem eficazes, elas desenvolvem hábitos que as tornam produtivas e focadas. Que tal saber quais são esses hábitos?
“Certo dia, um pobre fazendeiro descobre um ovo de ouro em um dos ninhos de suas galinhas. Ele não podia acreditar na sorte que teve. Porém, ganancioso e impaciente para ficar logo milionário, decide matar a galinha para obter todos os ovos de uma só vez, sem ter que esperar um dia após o outro. Mas, para sua decepção, ao abrir o corpo da ave, não havia nada além do que é comum em toda galinha. Nada de ovos de ouro.”
Você deve estar se perguntando: O que tem a ver esta fábula de Esopo com a formação de hábitos?
Bem, foi com base nessa fábula que Stephen Covey formulou a teoria da eficácia. Em outras palavras, o equilíbrio entre a produção dos ovos de ouro e a capacidade de produção. E esse equilíbrio só será contínuo e sequencial se houver saúde e bem estar da galinha. A harmonia produz a eficácia que, no caso da fábula, é a riqueza.
Resposta:
Os 3 primeiros Hábitos vão da dependência à independência. Nesta fase atinge-se o que se chama a vitória particular fruto do nosso crescimento interno.
Hábito 1 — Seja Proativo.
Ser Proativo significa mais do que tomar a iniciativa. Significa que nós, como seres humanos, somos responsáveis pelas nossas próprias vidas.
Hábito 2 — Comece com o objetivo em mente
Esse hábito também está relacionado à liderança pessoal: é necessário ter um objeto claro em mente, definir uma missão e um propósito e, dessa maneira, aumentar o controle da vida e agir de forma proativa em relação aos acontecimentos.
Hábito 3 — Primeiro o mais importante
A questão da gestão do tempo, de forma a ajudar as pessoas a se tornarem mais efetivas e a organizar o tempo de acordo com as prioridades.