Qual a importância das práticas interdisciplinares no contexto do novo ensino médio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A construção de um novo conhecimento escolar perpassa, segundo Santomé (1998), pelo desenvolvimento de um pensamento interdisciplinar, voltado para a descoberta de uma nova maneira de se aprender e ensinar; com atividades que priorizem a capacidade de pensar e tentar resolver problemas do cotidiano, que se apresentam de maneira intrincada e com muitas variáveis; e não de maneira disciplinar, sem levar em conta as inúmeras relações necessárias à sua compreensão total. Essa construção pode ser difícil, uma vez que, historicamente, os conceitos são transmitidos através de disciplinas, ficando até difícil trabalhar fora desse paradigma.
A interdisciplinaridade é uma forma de alcançar uma aprendizagem mais significativa. O objetivo é que os alunos entendam que, como a realidade é complexa, é impossível se envolver com ela a partir de uma única perspectiva.
Interdisciplinaridade na educação
O conceito de interdisciplinaridade estabelece uma relação entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento, relacionando os pontos comuns entre elas e aplicando-o ao processo de ensino e aprendizagem.
Assim, a educação interdisciplinar é uma abordagem pedagógica que propõe a integração de diferentes disciplinas, abordando o conteúdo para estabelecer relações entre elas, em todas as áreas do conhecimento.
As interações entre diferentes disciplinas permitem a complementação do conhecimento e a contextualização dos objetos de estudo, utilizando outras áreas do conhecimento para o aprendizado.
A premissa da interdisciplinaridade é uma nova compreensão do conhecimento, que propõe uma mudança de atitude para encontrar o contexto do conhecimento, ou seja, construir uma aprendizagem holística.
Veja mais sobre o novo ensino médio, veja: https://brainly.com.br/tarefa/51172099
#SPJ2