História, perguntado por alissongermanod9404, 1 ano atrás

Qual a importância das ferrovias e do barco a vapor?

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabriny26
2

A construção das primeiras ferrovias, no período imperial, teve como objetivo integrar regiões e escoar a produção do interior até os mercados consumidores e os portos. Mesmo sendo rápido, econômico e pouco poluente, o transporte ferroviário não vem sendo priorizado. Entre 1930 e 1960, os presidentes Getúlio Vargas (1882-1954) e Juscelino Kubitschek (1902-1976) focaram os investimentos nas rodovias e no setor automobilístico, estratégia que se mantém até hoje. Ainda assim, as poucas ferrovias ainda em atividade têm grande relevância no país, principalmente no transporte de cargas.


O vapor trouxe velocidade e regularidade na navegação marítima.

Antes do vapor, as companhias de navegação tinham que se limitar à predominância dos ventos, 6 meses para sul e 6 meses para norte.

Com os motores a vapor diminuíram-se os tempos de viagem, acabaram com as calmarias e começaram a respeitar o calendário de chegadas e partidas.


Os modernos navios a energia nuclear, funcionam a vapor. ( a energia nuclear faz vapor que faz mover as turbinas das hélices)

Respondido por thhaissasilva
5

Na revolução industrial a invenção do barco a vapor (1787) e a inauguração da primeira ferrovia (1825) possibilitaram o transporte de um volume maior de mercadorias.

Perguntas interessantes