qual a importância das danças indígenas e africanas na cultura brasileira?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Essa e a resposta. As danças africanas integram a extensa cultura do continente africano e representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural. Esse tipo de manifestação é de extrema importância para o seu povo, constituindo parte essencial da vida.
A importância das danças indígenas e africanas na cultura brasileira é entendida na sua contribuição na construção da identidade da mesma.
Como uma cultura rica e fruto da miscigenação, a cultura do Brasil é reflexo da cultura de inúmeros povos que foram fundamentais para o cenário cultural que vemos hoje.
Ambos os indígenas e africanos mantiveram seus costumes e tradições como formas de resistência à violência europeia. A começar pelos indígenas, os primeiros escravizados do Brasil, que foram obrigados a aderir às exigências dos portugueses, seu idioma, seus hábitos, sua religião, com a finalidade de serem menos maltratados.
Logo após, a cultura dos negros africanos escravizados foi se enraizando nos costumes e tradições brasileiras, graças a seu desejo de manter viva sua cultura original e amenizar a saudade de seu lar que se encontrava tão longínquo.
Exemplos de danças e manifestações culturais populares no Brasil de matriz africana e indígena:
- Lavagem das escadarias do Bonfim
- Maracatu
- Samba de Coco
- Ciranda
Aprenda mais sobre assuntos relacionados:
https://brainly.com.br/tarefa/13454322
Bons estudos!