Qual a importância da viola caipira na Cultura brasileira?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Ela vem para o Brasil com os portugueses, com os jesuítas, desde o início. Eles a utilizam no processo de catequização dos índios. A viola era um instrumento da Corte e, depois o brasileiro assimilou muito rápido o som do instrumento, que se tornou popular. Aí então já não interessa mais a Corte, passa a ser um instrumento popular, de gente pobre, “sem cultura”. Porque para o colonizador, cultura é só o que ele traz, os que estão aqui não sabem o que é cultura, não têm cultura. E ela sempre esteve então com o povo pobre.
A viola teve seu período forte que foi com a música caipira. Mesmo nos anos 80, época da Madonna e Michael Jackson, a juventude da época comprava música caipira, vendia tanto quando Roberto Carlos. Mas era escondido, porque continuava sendo coisa de gente “sem cultura”. O que estamos buscando é esse novo olhar para a viola, olhar para sua importância histórica e cultural no Brasil.
A viola é um universo à parte dentro da música, não só pela beleza de sonoridade que tem, mas por este aspecto histórico, de que o instrumento ajudou na construção cultural do Brasil. A viola acompanhou o processo todo, e ela interferiu nesse processo.