Qual a importância da mulher na economia brasileira
Soluções para a tarefa
As mulheres correspondem a pouco mais da metade da população brasileira e, ainda assim, o desemprego entre os homens é de 10,6% enquanto, entre as mulheres, a taxa é de 13,8%.
Além disso, as mulheres ocupam apenas 37% dos postos de liderança das empresas brasileiras, sendo que esse índice cai para 10% em grandes corporações. Quando conseguem alcançar cargos de gerência e direção dentro das organizações, as mulheres ganham, em média, 46,7% a menos do que os homens.
A partir desses dados, evidencia-se, com cruel nitidez, que a desigualdade de gênero é um fato no Brasil — e no mundo. Porém, apesar de ocupar menos cargos de liderança, ter menos oportunidades e salários menores em comparação com os homens, estudos indicam que o aumento da participação de mulheres no mercado de trabalho tem o potencial de injetar 382 bilhões de reais na economia brasileira, aumentando o PIB nacional em 3,3%.
Tudo isso é reflexo de crenças e atitudes machistas das empresas e da sociedade como um todo. Tal realidade é tão alarmante que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) definiu a desigualdade de gênero como um dos principais desafios do mundo do trabalho.