Qual a importância da metrologia na área da química?
Soluções para a tarefa
Resposta:
o objetivo principal da metrologia química é prover confiança para as medições químicas. Embora este assunto seja de suma importância no mundo moderno, ainda é pouco conhecido ou até mesmo desconhecido de grande parcela dos profissionais da química.
Explicação:
Desde o início do século XXI o INMETRO já apontava como mudança de paradigma alguns pontos, indicando como um cenário de antes de 2000: a metrologia química era descentralizada, pulverizada em diversos institutos, as iniciativas eram isoladas e tinha-se com isso pouca eficiência. O instituto apontava também como uma tendência após o ano de 2000 como: iniciativas de controle metrológico centrada no INMETRO; uma maior robustez, garantindo inserção internacional; uma melhor defesa dos interesses nacionais e uma maior eficiência e melhor gestão da metrologia no país.
Falar sobre o tema Metrologia Química é importante para o técnico de analisadores que trabalha com analisadores em linha (online), porque contribui na evolução do entendimento das variáveis medidas, na compreensão da incerteza das medições dos analisadores de processo e de modo geral na confiabilidade das medições analíticas feitas dentro da área industrial, com amostras tomadas diretamente no processo industrial. De modo geral a metrologia química está relacionada a 80% das cadeias produtivas e pode contribuir para: a qualidade, inovação e competitividade, a eliminação das barreiras técnicas ao comércio, a garantia das relações de troca mais justa. Por outro lado, muitos sistemas com analisadores precisam ser projetados, mantidos e calibrados segundo normas rígidas de especificação de produto e outros sistemas analíticos precisam atender a padrões e normas de regulações ambientais.
A metrologia química atua na qualidade e na confiabilidade dos resultados das medições químicas, através de várias ferramentas como por exemplo: o desenvolvimento de padrões/referências, que em química são chamados de materiais de referência; o desenvolvimento de métodos, procedimentos e protocolos de referência; a organização de ensaios de proficiência para avaliar como os laboratórios estão medindo e a capacitação de profissionais.