qual a importância da matemática para a criação da máquina de Alan Turing?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O ano de 1935 ficou conhecido como o ano da revolução de computador. Aos 24 anos de idade, o inglês Alan M. Turing consagrou-se como um dos maiores matemáticos do seu tempo quando fez antever aos seus colegas que era possível executar operações computacionais sobre a teoria dos números por meio de uma máquina que tivesse embutidas as regras de um sistema formal.
Considerado por muitos como pai da inteligência artificial, Alan Turing construiu uma conceituação matemática da noção de algoritmo, segundo os passos que um ser humano dá quando executa um determinado cálculo ou cômputo.
Para Turing, os cálculos mentais nada mais são do que operações que transformam números em uma série de estados intermediários, que progridem de um para outro de acordo com um conjunto fixo de regras, até que uma resposta seja encontrada. Como as regras matemáticas exigiam definições rígidas, Turing definiu cuidadosamente os estados de maneira que fossem claros e sem ambigüidades.
Seu trabalho então, começou com uma descrição precisa de um sistema formal, na forma de "tabela de instruções" que descreviam quais movimentos a fazer para qualquer configuração possível dos estados no sistema. Ele então provou que a descrição dessas informações, que os passos de um sistema axiomático formal semelhante à lógica, e o estados da máquina que fazem os "movimentos" em um sistema formal automático são equivalentes entre si. Estes conceitos estão todos subjacentes na tecnologia atual dos computadores digitais, que foram possíveis somente uma década depois da publicação de Turing