Português, perguntado por lyhsouza, 9 meses atrás

Qual a importancia da literatura de cordel nos dias atuais ? resp 40 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por fernanda4455677
2

Resposta:

Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.

Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil

. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal.

No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes.

Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos.

Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

É de grande importância para o folclore, já que os cordéis tratam dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais; A literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras (gravuras em madeira), que ilustram as páginas dos poemas.

Esse modelo de literatura tem origem europeia, e foi introduzida em Portugal no século XVIII. Já em outros países da Europa, como França, Espanha e Itália, começou a ser divulgada no século XII. Porém, só se tornou popular durante o período do Renascimento. Já no Brasil, a literatura de cordel ganhou força a partir do século XIX, no interior do Nordeste.

Esses poemas, por muitas vezes, são confundidos com o repente por conta dos traços semelhantes. Mas, apesar desses fatos, esse modelo de manifestação popular é baseado na poesia falada e improvisada, acompanhado de instrumentos musicais. Já a literatura de cordel, como citado anteriormente, possui traços de oralidade expressos em folhetos.

O termo cordel tem esse nome por conta da forma tradicional que eram expostos os folhetos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. Ele foi herdado no Brasil, mas a tradição de expor por meio do barbante não eternizou. Porém, em alguns locais, o folheto brasileiro pode ser encontrado ou não em barbantes.

Os poemas de literatura de cordel são ilustrados com xilogravuras, que também são usadas nas capas. Os autores ou cordelistas recitam os versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola. Também fazem leituras ou declamações empolgadas e animadas para conquistar os compradores.

Explicação:

Perguntas interessantes