qual a herança que esses trezentos anos e meio de escravidão deixaram para nós brasileiros?
Soluções para a tarefa
Mesmo extinta a escravidão, o governo não planejou e nem criou formas para promover a inserção social do negro: ele permaneceu marginalizado. Apesar de constituir a maior parcela da população, o negro permaneceu sem ser reconhecido como cidadão. Raras vezes pôde ter acesso à educação e, consequentemente, arranjar um bom emprego e então ter condições de adquirir uma moradia segura. Mas, principalmente, continuou sofrendo com o preconceito étnico, o que pode justificar a violência que a população negra sofre no Brasil, como vem sendo noticiado atualmente.
Violência Étnica
Trazendo o problema para a era contemporânea, a violência étnica existe e é fortalecida por uma parcela da sociedade brasileira e mundial. No Brasil, isso fica evidente em fatos do cotidiano: há
uma grande diferença no que diz respeito à distribuição de segurança entre brancos e negros.
Ano passado, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) realizou uma pesquisa que explicita que a população negra é mais violentada no Brasil. Comprovou-se que, a cada três assassinatos no país, dois deles são de negros. Além disso, obteve-se o dado de que a possibilidade de um adolescente negro ser vítima de homicídio no Brasil é 3,7 vezes maior do que um branco.