Artes, perguntado por gabiffeitosa09, 8 meses atrás

qual a grande contribuição dos romanos para a preservação da cultura artística grega? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ecaterinaorlova6307
0

Resposta:

Explicação  A grande contribuição dos romanos para a preservação da cultura artística grega foi a sua adoção, em larga escala, como parte da própria cultura romana.

Os romanos dominaram militarmente os gregos ainda no Século II antes de Cristo, o que fez dos gregos cidadãos de segunda classe em Roma, sendo muitos dos gregos "empregados" por famílias romanas como escravos letrados (era, por exemplo, comum que uma família rica possuísse um professor-escravo grego).

Com isto o conhecimento grego passou a integrar o modelo social romano, e foi perpetuado pela própria cultura romana, que passou a ser definida como greco-romana.

Respondido por maria201807670428796
2

Resposta:

 A arte romana foi de fundamental importância para a preservação do legado grego, deixou monumentos notáveis por seu próprio direito em todas as formas de expressão, sua fase final foi a base imediata para a formação da arte paleocristã, da arte bizantina e da arte medieval, e se manteve como uma das referências mais centrais para a cultura do ocidente ao longo de toda a sua história, inspirando sucessivos ciclos de revivalismo. Hoje a arte romana é apreciada em todo o mundo, sendo objeto de inúmeros estudos e atraindo legiões de visitantes para os sítios históricos e museus onde é preservada.

Explicação:

 A arte da Roma Antiga foi uma das manifestações mais importantes da sua cultura, e é uma das mais ricas fontes de estudo para a compreensão do mundo romano como um todo. Os romanos derivaram sua arte originalmente dos povos itálicos que habitavam em seu entorno. Entre eles destacaram-se os etruscos, que no período da monarquia dominaram os romanos política e culturalmente. No entanto, a cultura etrusca se construíra muito sobre a grega, transmitindo-se aos romanos esta influência precoce. Em breve, no seu processo de expansão territorial, os romanos entrariam em contato direto com colônias gregas no sul da Itália e depois com a Grécia mesma, iniciando um longo período de absorção intensa de suas referências culturais, que se tornaram o fundamento de toda a cultura romana, expressando-se em uma variedade de campos artísticos, como a literatura, a pintura, a escultura, a música, as artes decorativas e a arquitetura.

 No entanto, ainda que os romanos sempre se orgulhassem de serem herdeiros culturais dos gregos, eles foram capazes de introduzir leituras inovadoras na herança recebida e adicionar elementos novos de sua preferência especial, criando uma identidade cultural própria e dando contribuição original em vários aspectos. Entre esses podem ser contados a invenção da cúpula na arquitetura, o desenvolvimento de uma forma de perspectiva na pintura,[nota 1] a formulação de um modo narrativo tipicamente romano na escultura, notabilizando-se em especial na retratística, o desenvolvimento da retórica na literatura e na oratória política, o gosto por temas cívicos e do cotidiano, pelo historicismo e pelo ecletismo estético.

Perguntas interessantes